Make your own free website on Tripod.com

Home | QUEM SOMOS | EMBAIXADA DA CRIANÇA | LINKS UN NEWS | UNICEF | KOFI ANNAN | DADOS UNICEF | DAMA DE FERRO | COLISEU BOX CENTER | EDUCANDO PARA A PAZ | PANTERA | FALTA DE ÁGUA | POBRES NO MUNDO

UN NEWS PORTUGUESE EDITION
DAMA DE FERRO

mast_un_news.gif

ELENA: Uma Dama de valor que salva vidas Educando Para a Paz Mundial.

boxeador.gif

Se voce clicar na figura, vais para o CIEPAM - Conselho Internacional dos Educadores Para a Paz Mundial. Saiba mais sobre o Projeto Boxe.

mast_un_news.gif

Dama de Ferro no Ringue

Sérgio Lorena*

Uma elegante mulher dirige com braço forte o melhor box do Brasil. Aos 47 anos, Maria Elena Paiva, que ja é avó, é a dama de ferro que comanda o Coliseu Box Center de Guarulhos, vencedor por Equipes da Forja dos Campeões, maior torneio amador do País.

Ao deixar para trás academias como Memorial-Santos e Kid Jofre, potências na modalidade, ela virou prova concreta de que o pugilismo começa a superar fronteiras e já não é mais um clube do Bolinha.

Apesar do cargo nada feminino, o toque de Elena na academia é indisfarçável. Serena e carinhosa, ela passa tranquilidade aos boxeadores. "Embora tenhamos vencido a Forja, nosso objetivo não é criar pugilistas. Formamos homens aqui, diz a avó empresária, que se dedica ao box há mais de sete anos.

O Coliseu colocou cinco garotos nas finais da Forja, lutas que são disputadas no Complexo Baby Barioni, no Parque da Água Branca. e Faturou em três categorias: mosca-ligeiro,galo e pesado. Pela terceira vez em cinco anos, a Academia leva o título geral do Torneio Graças, principalmente, ao trabalho de Elena.

Na Academia, a vovó circula a vontade entre os garotos. Embora não seja a treinadora - têm técnicos contratados -, é respeitada como tal. Mesmo tendo outra ocupação para sobreviver, ela se dedica 24 horas por dia aos garotos. Todos são seus filhos.

Elegante, Elena não desfila de uniforme, tampouco usa os trajes do esporte.. Anda pela Academia elegantemente vestida, preocupada em levar Deus ao coração de 180 a 200 meninos que procuram carinho da casa, erguida para levar o esporte aos garotos das ruas e do mundo cão.

"Normalmente, são meninos pobres, que encontram um caminho e paz aqui", afirma. Ela não perde uma rodada de boxe no Baby Barioni.Leva toda a familia, incluindo as filhas e duas netas, e torce por todos os seus pupilos. "Se em cada cem meninos, eu encaminhar um para a vida, com estudos ou através do esporte, já valeu à pena me dedicar ao trabalho na Academia, emociona-se.

Essa mulher em forma, larga tudo para sustentar seus garotos, com a assistência médica, merendas, vales transporte e refeição, aulas de boxe e, principalmente, a leitura da Bíblia. Mais do que o esporte, sua preocupação é formar cidadões. Tanto que ela tranferiu até seu escritório central da grife EP (é proprietária de três lojas em São Paulo) para a sede da Academia, só para acompanhar mais de perto seus pugilistas. "Sou apaixonada pelo boxe, por eles e por minha família", observa.

Elena Quer Educar Garotos

O Coliseu Box Center tira, em média, um garoto por dia, das ruas de Guarulhos. Esse é o maior troféu da casa, que pode ser imitado por Santos e Itaquaquecetuba. As administrações das duas cidades sondam Maria Elena para repassar a experiência bem sucedida da empresária. Embora feliz com seus feitos, Elena não tem ajuda de mais ninguém.

A Prefeitura de Guarulhos não contribui com nada. "Antes, a cidade me fornecia ônibus para levar os garotos para as competições. Agora tenho de arcar com todas as despesas de transporte dos meninos", lamenta.

O Coliseu abriga seis garotos. "Chegamos a ter 10 meninos dormindo até no ringue da academia, lembra Elena. Como o objetivo maior é tirar os garotos das ruas e ajudar a prepará-los para a vida, há sessões voltadas para o lado espiritual três vezes por semana."Os meninos param os treinos, e ouvem a Palavra de Deus e palestras de conceitos morais. Ninguém é obrigado, mas todos participam",conta, com orgulho a Dama de Ferro, que é Evangélica.

E aos domingos, há um almoço que Elena distribui de sua própria cozinha, na Academia, para seus garotos e familias pobres da região. É o dia em que o Coliseu mais lota.

Briguento Muda de Vida.

O trabalho de Maria Elena no Coliseu, levou cinco garotos, todos de infancia dura e pobre, à Seleção Brasileira. Caso do Super Leve Domingos de Jesus Santos, de 20 anos. Antes o jovem pugilista era um briguento de rua, um encrequeiro que estava para ser despejado pelo próprio irmão, que queria enviá-lo para a Bahia. Agora o garôto estuda e sonha até com Olimpiadas.

"Era um nada, recordou Domingos, que começou a frequentar a academia em Guarulhos por causa da fome. "Vinha comer", contou, referindo-se aos lanches que Elena distribui na porta do Coliseu. "Com o tempo, me interessei, e mudei de vida"

Domigos alterou,inclusive,o comportamento. "Ele deixou a agressividade para trás", comemora Elena. "Antes era um menino complicado. Agora é mais tranquilo, disciplinado e educado", emenda a Dama de ferro do Pugilismo Paulista.

O super-leve se dedica ao boxe, praticamente, em tempo integral. Convocado para a Seleção com Jeferson, Giliard, Samuel e Ricardo - todos do Coliseu -, está alojado na casa do atleta de Santo André. "Devo tudo ao Coliseu e a dona Elena", reconhece. Não fosse isso, estaria no rumo errado.

Nós do CIEPAM - Conselho Internacional dos Educadores para a Paz Mundial (IAEWP - INTERNATIONAL ADVICE OF EDUCATORS FOR WORLD PEACE), do Capítulo da IAEWP - INTERNATIONAL ASSOCIATION OF EDUCATORS FOR WORLD PEACE, NGO, United Nations, (ECOSOC), UNDPI,UNICEF, UNCED E UNESO, estamos orgulhosos por havermos conhecido a Dama de Ferro Elena, que naturalmente pratica os atos que são pontos básico de nossa Organização, que é, a Educação Para a Paz no Mundo.

* Esta matéria foi publicada no Jornal da Tarde, ediçào de 11 de Abril de 2001, e escrita pelo Jornalista Sérgio Lorena.


UN NEWS PORTUGUESE EDITION
Rua Leila Acras 06, Jardim São Roberto - CEP 07121-010- GUARULHOS - SP - BRASIL
Tele/Fax: 5511 6440.9744 E-mail: unnews@ig.com.br ciepam@hotmail.com
Website e designer: José Carlos Pereira: agilisaweb@yahoo.com.br

Jornal de notícias da ONU - Em Língua Portuguesa
Órgão da IAEWP - International Association of Educators for World Peace, NGO, United Nations, ECOSOC, UNDPI,UNICEF, UNCED & UNESCO e do CIEPAM - Conselho Internacional dos Educadores para a Paz Mundial (IAEWP - International Advice of Educators for World Peace).
UN News Portuguese edition, não é uma publicação das Nações Unidas. Este jornal é editado e publicado pela IAEWP - International Association of Educators for World Peace.
O seu propósito é projetar uma imagem positiva das Nações Unidas entre os Países Membros


box6.gif

A Dama de Ferro Helena,levanta o Troféu, o troféu da vida, o Troféu resultante de seu trabalho, tirando crianças e adolescentes da rua, e os transformando em homens,esportistas, educados para a paz, o amor, o conhecimento da Palavra de Deus.