Make your own free website on Tripod.com

Home | QUEM SOMOS | EMBAIXADA DA CRIANÇA | LINKS UN NEWS | UNICEF | KOFI ANNAN | DADOS UNICEF | DAMA DE FERRO | COLISEU BOX CENTER | EDUCANDO PARA A PAZ | PANTERA | FALTA DE ÁGUA | POBRES NO MUNDO

UN NEWS PORTUGUESE EDITION
KOFI ANNAN

mast_un_news.gif

UM ESTADISTA INTERMEDIADOR DE CONFLITOS, E EDUCADOR PARA A PAZ MUNDIAL

kofionplane.gif

PERSONALIDADE
Da Redação

A VIDA DE UM ESTADISTA

Kofi Annan, Secretário das Organizações das Nações Unidas - ONU -e que era, na época de sua nomeação, Secretário Geral para Manutenção das Operações de Paz, assumiu o cargo de Secretário Geral com uma vasta experiência adquirida através de mais de três decadas de serviços prestados para a Organização das Nações Unidas.Foi designado em 17 de Dezembro de 2001, pela Assembléia Geral, para exercer o cargo de 1º de Janeiro de 1997 a 31 de Dezembro de 2001

Annan, teve uma carreira notávelmente variada dentro das Nações Unidas, focalizando não sómentes as questões de gerenciamento, mas também assuntos sobre refugiados e manutenção da paz.

Completando este forte treinamento em gerenciamento e manutenção da paz, duas áreas de suprema importância para o futuro da ONU, num momento crucial de sua existência, é firme compromisso do Secretário Geral, para o desenvolvimento econômico e justiça social.

Como ele declarou em um de seus discursos na Tribuna da Assembléia Geral, após a sua nomeação: "um novo entendimento de paz e segurança deve surgir". O mundo está começando a reconhecer que conflitos têm muitas origens, que a paz descansa na estabilidade econômica e social, e que, a intolerância, a injustiça e a opressão e e suas consequências, não respeitam fronteiras nacionais".
"Nós sabemos agora mais do que nuinca que a manutenção do desenvolvimento econômico não é somente um problema de projetos e estatísticas. Ele é acima de tudo, um problema do povo, um povo com reais necessidades básicas: comida, roupas, abrigo e cuidados médicos", diz.

Como o Primeiro Secretário Geral, surge da classificação do serviço civil internacional, tendo servido em Addis Ababa, Cairo, Genebra, Ismailia (Egito) e no Escritório Central das Nações Unidas em Nova Iorque, Ann também tem bom conhecimento das atividades da Organização no campo, em nível essencial,bem como do ponto de vista dos funcionários de todos os níveis em obrigações de posições no mundo todo.

CARREIRA NAS NAÇÕES UNIDAS

De 1 de Março de 1993, até ocorrer sua nomeação como Secretário Geral - exceto no período de 1 de novembro de 1995 a março de 1996, quando serviu como Representante especial do Secretário Geral da antiga Iugoslávia - Annan atuou como Vice Secretário Geral para Manutenção das Operações de Paz, e durante um ano, como assistente. Nestas posições, ele ajudou a formular novos enfoques para as incertezas de um mercado mundial pós guerra fria através de níveis improcedentes de coopeera'cão internacional, bem como disseminação de uma luta inflamada por declarações ferozes de indentidades nacionais e étnicas.

Durante este período volátil, Annan trabalhou para fortalecer a capacidade da Organização em responsabilizar-se pelas missões tradicionais de manutenção da paz e operações multifuncionais, e asumir novas tarefas na área de paz e segurança internacionais, tais como o desenvolvimento preventivo. Com o crescimento do número de operações - 26 das 41 operaçòes na história das Nações Unidas foram montadas desde 1989, ele supervisionou a criação do centro de monitoramento para as operações das Nações Unidas em sua luta para a manutenção da Paz

E para assegurar que as lições de experiências bem sucedidas na manutenção da paz fossem assimiladas e aplicadas, Annan criou uma unidade de "lições aprendidas" dentro do departamento deOperações para a manutenção da paz.

Também enfatizou seu comprometimento com os Estados Membros num diálogo sobre o melhor uso possível dos instrumentos para manter a paz, a diplomacia preventiva e a construção da paz, após conflito. Pretende dar ênfase para alcançar concenso entre os Estados Membros sobre o papel que as Nações Unidas devem representar em muitos dos seus campos de empenho.

Como e disse em entrevista ã imprensa, após sua nomeação, "precisamos encorajar os Estados Membros no desenvolvimento de vontade constante de apoio à Organização", Igualmente importante, ele acrecentou a necessidade de "desmistificar as Nações Unidas e não fazê-la tão burocrática e distante dos povos. Devemos trazer a Organização mais próxima das pessoas".

Além do seu cargo, o Sr. Annan acumulou indicações especiais. De 1º de Novembro de 1995 até Março de 1996, ele atuou como representante especial do Secretário geral para a antiga Iuguslávia e, neste contexto, como enviado especial para a OTAN - Organização do Atlântico Norte. Após assinatura do Acordo de Paz de Dayton, em Dezembro de 1995, coordenou o papel das Nações Unidas para conseguir uma transição tranquila na Bósnia e Herzegovina a partir da Força de Proteção das Nações Unidas, liderada pela Força de Implementação Multinacional. Também supoervisionou a criação de três operações sucessoras de manutençào de paz na antiga Iuguslávia.

Em 1990, após a invasão do Kuwait pelo Iraque, Annan foi enviado pelo então Secretário Geral para facilitará
repatriação de mais de 900 fucionários internacionais e conduzir negociações para liberação de refugiados do Ocidente, ajudando focalizar atenção no problema de mais de 500 mil asiáticos no Iraque e no Kuwait em resultado de hostilidades.

Subsequentemente, Annan foi o primeiro a encorajar o governo do iraque a discutir a venda para compra de fundos para ajuda humanitária e liderou a primeira rodada de negociações das Nações Unidas com o Iraque para esse fim. esta iniciativa produziu frutos com o acordo de 1996 entre o governo do Iraque e as Nações Unidas na implementação da fórmula "petróleo per comida", sob a resolução 986 do Conselho de segurança (1995).

VIDA E EDUCAÇÃO

Kofi Annan nasceu em 08 de abril de 1938, em Kumasio, Ghana. Casado com Nane Annan, advogada, têm três filhos.

Estudou na Universidade de Ciências e tecnologia em Kumasi, Ghana, e completou seus estudos (sem graduação) em econômia no Instituto Universitário des haules udes Internacional, em Genebra.Como "Sloan Fellow" de 1971 a 1972 do Instituto de Massachusetts de tecnologia (MIT), recebeu o grau de mestre em Ciências de Gerênciamento.

Quando da Interrupção de dois anos dos serviços das Nações Unidas, de 1974 a 1976, o Sr. Annan atuou como Diretor Gerente da Comapnhia de Desenvolvimento de Turismo, Ghan e no Conselho de turismo.. Atualmente o secretário Geral das Nações Unidas, atua no Conselho de Mandatários de Macalester,que em 1994 concdeu-lhe o premio "Trustee Distinghished Service Awzrd"emj honra de seus serviços para a comunidade internacional. Também atuano Conselho de Mandatários do Instituo par ao Futuro, em Menlo Park, Califórnia.



UN NEWS PORTUGUESE EDITION
Rua Leila Acras 06, Jardim São Roberto - CEP 07121-010- GUARULHOS - SP - BRASIL
Tele/Fax: 5511 6440.9744 E-mail: unnews@ig.com.br ciepam@hotmail.com
Website e designer: José Carlos Pereira: agilisaweb@yahoo.com.br

Jornal de notícias da ONU - Em Língua Portuguesa
Órgão da IAEWP - International Association of Educators for World Peace, NGO, United Nations, ECOSOC, UNDPI,UNICEF, UNCED & UNESCO e do CIEPAM - Conselho Internacional dos Educadores para a Paz Mundial (IAEWP - International Advice of Educators for World Peace).
UN News Portuguese Edition, não é uma publicação das Nações Unidas. Este jornal é editado e publicado pela IAEWP - International Association of Educators for World Peace.
O seu propósito é projetar uma imagem positiva das Nações Unidas entre os Países Membros